Nemátodo da Madeira do Pinheiro


A APFP, participa activamente na execução do Plano de Nacional para o controlo do Nemátodo da madeira do pinheiro. Desenvolvendo parcerias directamente com a AFN – Autoridade Florestal Nacional (protocolo 2008/2009) e através da FNAPF (protocolo 2010/2012) para as acções de prospeção, marcação e eliminação de árvores hospedeiras e colocação de uma rede de armadilhas com vista a capturar o insecto vector.


O Nemátodo da madeira do pinheiro bursaphelenchus xylophilus (steiner & Bruhner), é um agente patogénico causador da doença conhecida como a murchidão dos pinheiros, este agente não ataca apenas os pinheiros, ataca também outras resinosas como cedros, abetos, píceas, tsugas, falsas - tsugas, larícios, etc..


O agente patogénico causador da doença, não tem mobilidade própria, necessitando de um agente transportador, denominado insecto vector (longicórnio – do - pinheiro), que ao alimentar-se da seiva infecta a árvore.

• A árvore apresenta como principais sintomas:
• Amarelecimento e murchidão das folhas;
• Diminuição da produção de resina;
• Manutenção das folhas mortas por um período prolongado;
• Existência de ramos secos mais quebradiços que o habitual levando à secura total da árvore.


Esta doença está classificada pelo Organização Europeia e Mediterrânica de Protecção de Plantas (OEPP) com um dos organismos com maior potencial destrutivo para a floresta de coníferas. É por isso, essencial o seu controlo para garantir o futuro da fileira florestal em especial do pinheiro.


Mais Informações, Portal do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas: http://www.icnf.pt










PENSE VERDE...
"Portugal sem fogos depende de todos nós. E de si também..."
Associação de Produtores Florestais de Pombal
Estação Central de Camionagem, Sala 9 3100-556 Pombal
Tel: 236210580
Em caso de incêndio, ligue 117